Conheça 5 grupos de corrida em Santarém, saiba como funcionam e inspire-se
A corrida traz muitos benefícios, mas antes de começar é preciso ver se a sua saúde está em dia.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
22-02-2018         Categoria: Esporte             Deixe Comentário

Tem sido comum andar por Santarém, no oeste do Pará, e encontrar de manhã cedinho ou no entardecer pessoas em grupo fazendo atividades físicas, especialmente a corrida de rua. Nós fomos saber como eles funcionam para inspirar você a entrar nesse clima de vida saudável e corpo em constante movimento.

Mas, antes de calçar o tênis e sair em busca de uma corrida em Santarém, lembre-se que  para começar qualquer atividade física, principalmente se estiver sedentário, você deve fazer uma avaliação médica e saber se sua saúde atual está em dia.

Grupo Justa Medida

Esse grupo começou com alguns servidores públicos do Tribunal de Justiça de Santarém. Eles se uniram para sair do sedentarismo em busca de qualidade de vida. Para ajudar nessa tarefa, eles encontraram o educador físico Teodoro Florêncio que é quem ministra as atividades. Com o tempo e, como acontece com todo grupo, algumas pessoas foram desistindo e outras, que viam as atividades na rua e mostravam interesse em participar, foram entrando.

Hoje, o Justa Medida tem cerca de 40 pessoas que se reúnem às segundas, quartas e sextas, às 19h, geralmente no Parque da Cidade. Os treinos são divididos. Um dia corrida com trote (corrida e caminhada), no outro só corrida e por último, na sexta-feira, tem treino funcional. “Quando tem corrida na cidade a gente sempre faz uns treinos extras para conhecer o percurso antes que chegue o dia da competição”, conta Florêncio.

Cada participante investe R$30 mensal para manter o preparador e contribuir com a compra de equipamentos para o treinamento funcional. Quem tiver interesse em participar, basta falar com o educador físico Teodoro Florêncio pelo celular (93) 9 9118-6355.

Grupo Papaléguas Turbo

Em 2016 nasceu da vontade de quatro amigos que vinham de outros grupos de corrida que haviam se desfeito. Na primeira semana, de 4 pessoas o grupo passou a ter 20 novos praticantes. Hoje, 200 pessoas estão cadastradas no Papaléguas Turbo. “Nós temos um lema, que é ‘Amigo que é amigo arrasta, impulsiona e faz seguir em frente sempre’”, ressalta uma das coordenadoras, a fisioterapeuta Richelma Barbosa.

O grupo é gratuito e participam pessoas de todas as idades. Há, inclusive, alguns ultramaratonistas, que já participaram de corridas com mais de 42 km. Porém, também tem espaço para quem quer começar, com os pelotões de iniciantes que correm de 3 a 4 km.  

Quem quiser participar do grupo basta ir nas terças ou quintas, às 21h, ao lado do Centro Cultural João Fona, que fica na frente da cidade. Também pode falar diretamente com os  coordenadores Richelma Barbosa (99177-6866), Adriele Soares (99139-1806), Bosco Santiago (99121-5181) e Helany Mendonça (99145-2690).

Grupo Santarém Runners

Sob o comando de três coordenadores, todos formados em Educação Física, o Santarém Runners está desde janeiro de 2016 formando atletas competitivos. São Silvestre e corridas no Rio de Janeiro são algumas das que eles já encararam. Este ano, alguns se preparam para a Maratona de 42 km, no Chile. Entre eles, a empresária Rosivete Figarella, de 54 anos, que já fez o percurso Santarém/Alter do Chão correndo.

Os trajetos do Santarém Runners são feitos de acordo com o nível de cada grupo. Para acompanhar a evolução, os participantes usam uma tabela. Eles também fazem exames e avaliações periodicamente. Quando combinam corridas em locais mais afastados da área urbana sempre contam com um runner no apoio.

Qualquer pessoa pode participar, basta ir a um treino na terça, quinta ou sexta-feira, às 19h, em frente ao Centro Cultural João Fona e falar com um dos coordenadores. A mensalidade custa R$70.

Grupos empresariais

As empresas também estão entrando nesse clima de vida mais saudável e incentivando os funcionários a irem junto. O personal trainer e professor de educação física Wagner Andrade comanda dois grupos com esse objetivo: incentivar equipes a praticarem alguma atividade física.

  • Um grupo surgiu depois que a corrida Outubro Rosa, organizada por um clínica de diagnóstico da cidade, começou a ganhar mais adeptos. O Wagner é professor de educação física dos praticantes e, antes de começar qualquer atividade, ele faz a avaliação física para ter o parâmetro e a evolução de cada funcionário. Eles treinam duas vezes por semana.

  • A outra turma é formada por colaboradores de uma rede de supermercados da cidade depois que o personal treinou um dos proprietários para a corrida São Silvestre. Nele, além dos funcionários, também participam amigos. Os treinos acontecem duas vezes por semana.

Grupo Unimed Oeste do Pará

A Unimed Oeste do Pará também está nesse clima. Com a proposta de incentivar  os cooperados, colaboradores, prestadores e usuários do plano, um projeto que inclui caminhada, corrida e treino funcional vai iniciar este mês de março. Duas vezes na semana, o grupo orientado pelo educador físico Yago Costa vai  utilizar os principais espaços ao ar livre de Santarém para se movimentar.

Além do acompanhamento de um professor de educação física, o grupo vai ter orientação com médico, nutricionista, psicólogos e enfermeiros. E o melhor: será GRATUITO!

As atividades vão começar em Santarém, mas a ideia é que o projeto se amplie para outras regiões. Em breve, divulgaremos aqui no site www.unimedoestedopara.com.br todas as informações para os usuários interessados em participar.

Grupo Reeduken Batalhão da Saúde

O grupo Reeduken é um dos precursores em Santarém quando se fala em atividades físicas ao ar livre. Não se trata de um grupo de corrida, mas sim de qualidade de vida que envolve corrida, caminhada, coaching de qualidade de vida e educação continuada.

Ele surgiu em 2013 com o desejo de levar saúde e qualidade de vida aos militares e seus familiares. Hoje participa qualquer pessoa que tenha esse mesmo objetivo.

Por causa do período chuvoso, no primeiro semestre, os participantes se encontram aos domingos por volta de 16h30 em frente à igreja São Sebastião. Quando as chuvas vão passando, a turma passa a se encontrar pela manhã no trapiche da orla de Santarém.

-------

Você já tem um plano de saúde? Clique aqui para conversar com um de nossos consultores e ter um orçamento.


 
Comentários
 


Voltar
 
 
 
 
 
Categorias:
Saúde
Receitas
Planos de Saúde
Notícias
Esporte
Doenças
Bem Estar
Atualizações
Alimentação
 
Últimas Postagens
                   
 
 
 
 
 
 

 

Trav. Dom Amando, 911, Santa Clara, Santarém - PA CEP: 68005-420 Telefone: (93) 2101-9000 Fax: (93) 2101-9007 Copyright 2018. Todos os direitos reservados