Arroz branco, integral ou parboilizado?
Conheça as características e propriedades de cada um e descubra qual pode ser o mais indicado para o consumo diário
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05-03-2018         Categoria: Alimentação             Deixe Comentário

O clássico da culinária brasileira – e companheiro inseparável do feijão – pode ser encontrado em inúmeras versões: branco, vermelho, cateto, arbóreo, selvagem. No entanto, as variedades que normalmente compõem a mesa do brasileiro são branco polido, parboilizado e integral. Mas quem é que nunca se perguntou:

Qual é o mais saudável?

Qual devo escolher no momento da compra?

 

Os processos da indústria alimentícia, como o polimento excessivo dos grãos, podem diminuir a quantidade de nutrientes dos alimentos sendo o mais indicado optar pelos itens menos processados. Com o arroz acontece o mesmo. Alguns processos alteram as propriedades dos grãos. Conheça as características dos três tipos mais consumidos e faça a sua escolha levando em consideração as propriedades e benefícios de cada um.

 

Benefícios do arroz

  • Fonte de minerais como ferro e potássio;
  • Contém proteínas, vitamina E e vitaminas do complexo B;
  • Tem baixos índices de gordura e colesterol;
  • É composto por mais de 70% de carboidrato, por isso é fonte de energia;
  • É de fácil digestão;
  • A combinação do arroz com feijão é uma rica fonte de proteína;
  • Por não possuir glúten pode ser consumido por pessoas com doença celíaca.

 

Arroz integral

O arroz integral é o grão intacto com camadas de farelo. Pesquisa divulgada em 2017 por Isabel Massaretto, pós-doutoranda do Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), revelou que ele tem cerca de 20% a mais de proteína e duas vezes e meia a mais de fibras que o arroz branco, além de minerais, lipídios e vitaminas.  Além disso, em termos nutricionais, o integral tem mais vitaminas que o parboilizado integral e tem índice glicêmico menor que o arroz branco.

 

 

Arroz parboilizado integral

Outra pesquisa da USP, divulgada no mesmo ano por Fabiana Kawassaki, nutricionista e doutora em tecnologia nuclear, indicou que o arroz integral e o parboilizado integral têm composições simulares de macronutrientes e minerais. Além disso, o parboilizado integral tem tempo de vida maior que o integral, porém no processo de parboilização ele perde parte de seus nutrientes. Sendo assim, o arroz integral mantém mais nutrientes que a outra versão.

 

Arroz parboilizado

A origem do nome vem do termo partial e boiled (parcialmente aquecido). Trata-se de um processo – encharcamento, aquecimento e secagem – no qual os grãos se tornam mais resistentes e de fácil manejo para o consumidor – é por essa razão que o arroz parboilizado não gruda caso exceda o tempo de cozimento.  Graças a esse processo, o arroz retém mais minerais e vitaminas que o arroz branco polido.

 

 

Arroz branco polido

O arroz branco polido tem grande quantidade de amido e poucos nutrientes. Isso porque muitos nutrientes se perdem no processo de moagem para obter o arroz branco. Portanto, ele apresenta uma quantidade menor de proteínas, vitaminas e minerais quando comparado ao arroz parboilizado, por exemplo. Além disso, o arroz branco polido tem alto índice glicêmico. Isso significa que após o consumo, o organismo libera grande quantidade de insulina a fim de manter o nível normal de glicose no sangue. O aumento da produção insulínica resulta em menor saciedade após as refeições.

 

Cereais polidos excessivamente, como o arroz branco e os grãos de trigo usados na fabricação de farinhas de trigo, apresentam menor quantidade de fibras e nutrientes. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda versões menos processadas como o arroz integral e, no caso das farinhas, a farinha de trigo integral.


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura | Alex Mendes

Fonte: Jornal da USP. Universidade de São Paulo (USP)/ The Rice Association/ Sociedade Brasileira de Diabetes/ Guia alimentar para a população brasileira. Ministério da Saúde.

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.


 
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