Os mitos da vida saudável que nunca ninguém te contou
É fundamental entender alguns pontos de uma vida saudável e, conhecer de modo geral, os mitos que podem rodear esse estilo de vida. E acredite, são muitos!
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
23-05-2018         Categoria: Esporte             Deixe Comentário

Manter uma vida saudável é extremamente importante, já que interfere de forma direta na maneira como você vive, garantindo qualidade de vida, bem-estar físico e mental. 

Mas não basta apenas ter a vontade de ser saudável. É fundamental entender alguns pontos de uma vida saudável e, conhecer de modo geral, os mitos que podem rodear esse estilo de vida. E acredite, são muitos!
Prossiga com a leitura do nosso conteúdo e entenda mais sobre o assunto. 

A importância de ter uma vida saudável 

A prática constante de atividades físicas, como buscar por uma alimentação saudável, rica em nutrientes e vitaminas, evitando hábitos ruins como consumo de álcool e cigarro, pode ser o sonho de muitas pessoas. 
Mas o ponto principal é entender que a vida saudável pode ser um pouco difícil de ser alcançada e, por isso, é indispensável ter em mente alguns fatores – normalmente são fatores pouco citados, mas que nós vamos citar ao longo do texto. 

Mitos de uma vida saudável [colocar esses intertítulos corretamente, como Título 2] 
O objetivo do conteúdo não é desanimar quem deseja ter uma vida saudável, pelo contrário. É facilitar o entendimento em todos os pontos, aumentando as chances de que o objetivo seja atingido sem possíveis falhas futuras. 

Dentre esses mitos estão: 

É fácil! 

Não, não é fácil. O primeiro ponto é justamente o maior mito de todos. Grande parte das pessoas que começam a buscar por uma vida mais saudável e com mais qualidade, desanimam quando notam a dificuldade do processo. Isso acontece por uma série de fatores distintos, que vai de mudanças bruscas demais na alimentação a dificuldades de costume. 
Para uma pessoa que nunca buscou por uma vida saudável, nunca praticou atividades físicas, é ainda mais difícil, já que o primeiro passo pode ser extremamente doloroso. 
É fundamental pensar da seguinte forma: é gratificante. Por mais difícil que seja, você deve acreditar que é como andar de bicicleta. Algumas quedas podem ocorrer ao longo do caminho, mas isso não te impede de aprender e não esquecer nunca mais. Pense nisso! 


Manter uma dieta equilibrada pode ser complicado – mas não é impossível  

“Impossível eu conseguir fazer tudo isso com o tempo que tenho!” 
“Vai ser muito difícil conciliar essa dieta com meu estilo de vida!”
Esse é um outro ponto que ninguém fala, mas nós devemos alertar. Iniciar uma dieta equilibrada para o seu tipo físico e estilo de vida pode parecer simples, mas não é. É importante entender bem como é o seu dia, o seu metabolismo – para isso, é essencial buscar por auxílio profissional -, e também a quantidade de calorias necessárias em cada refeição. 

Desta forma, pode parecer um pouco complicado e até mesmo desmotivador. Mas não é. O certo é você buscar por auxílio médico especializado, e começar aos poucos. Nada de inserir alimentos de forma brusca na sua rotina. O corpo precisa ir acostumando aos poucos, ir lentamente, tanto para evitar mal-estar que pode ocorrer facilmente, quanto para que o seu paladar entenda a nova rotina de alimentação. 


O desapego deve acontecer 

Outro ponto que é essencial ser citado, é que você vai precisar se livrar de muitas coisas que fazem parte da sua vida neste momento. É preciso entender que ser saudável vai agregar muita qualidade aos seus dias, muita saúde ao seu corpo e até mesmo garantir mais bem-estar para sua mente. Mas para isso, o processo de desapego deve existir. 

Busque excluir da sua rotina hábitos que dificultam ainda mais o seu processo. Quando for realizar as compras do mês, liste primeiro os itens importantes para a sua saúde, como as verduras e as frutas e, só por último as coisas que podem atrapalhar a sua rotina saudável. 

 

“Não gosto de nada que é saudável” - Calma, o paladar é adaptável 


Começar a busca por uma vida saudável falando que não come vegetal Y ou fruta X é um grande erro. O paladar adulto é totalmente moldável, assim como o de uma criança. 
O que deve ser levado em consideração é a forma como esses alimentos são inseridos na sua dieta. Se você não come banana, por exemplo, o ideal é buscar por vitaminas e não por comer a fruta sozinha, já que esse hábito pode virar uma rotina, costume e quem sabe até, um gosto. 
Atividade física é prazerosa desde o início [colocar esses intertítulos corretamente, como Título 3] 
Esse é um dos maiores mitos. A prática de atividade física pode ser muito dolorosa e difícil no início, mas assim como a vida saudável como um todo, é fundamental entender que a mente precisa trabalhar em conjunto com o corpo, ou seja, é preciso entender que mesmo dolorosa, a atividade física fará bem ao seu corpo. 


Em um primeiro momento, pode ser muito difícil, mas aos poucos o corpo acostuma, a mente também e fica fácil e gostoso praticar a atividade escolhida. Por isso, não desanime! Manter constância é importante no processo.

Ter uma vida saudável não é difícil, mas requer disciplina e constância. Tente não pensar nas dificuldades que vão surgir ao longo do caminho e, sim, no bem-estar que está fazendo ao próprio corpo e para a saúde. Ah, e educar a mente é o ponto chave para o sucesso de uma vida com mais qualidade. 

Se o conteúdo foi útil, compartilhe nas suas redes sociais e auxilie outras pessoas. Para continuar lendo materiais como esse, acompanhe as atualizações do nosso blog.

Até o próximo conteúdo. 
 


 

 


 
Comentários
 


Voltar
 
 
 
 
 
Categorias:
Saúde
Receitas
Planos de Saúde
Notícias
Eventos
Esporte
Doenças
Bem Estar
Atualizações
Alimentação
 
Últimas Postagens
                   
 
 
 
 
 
 

 

Trav. Dom Amando, 911, Santa Clara, Santarém - PA CEP: 68005-420 Telefone: (93) 2101-9000 Fax: (93) 2101-9007 Copyright 2018. Todos os direitos reservados