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  Como incluir sementes na alimentação
  Categoria: Alimentação            Data Publicação: 20-12-2017
  Quinoa, linhaça, chia. Essas e outras sementes são elementos importantes que colaboram para uma alimentação mais saudável

 

A variedade de alimentos naturais que temos disponíveis nem sempre é tão bem aproveitada como deveria. As sementes, por exemplo, ricas em nutrientes, podem ser incluídas na alimentação, sem muitas vezes interferir no sabor dos pratos, provendo uma refeição mais rica para crianças e adultos.

Fontes de fibra, cálcio, magnésio, zinco, proteínas, fósforo, vitamina C, potássio, ômega 3 e vitaminas do complexo B e E, as sementes ajudam a estimular o funcionamento do intestino, o sistema cardiovascular e respiratório. Quinoa, chia, sementes de gergelim e abóbora são exemplos de sementes que você pode incluir no iogurte, vitaminas, sucos, bolos, hambúrgueres caseiros, tortas, entre outras receitas.

        

 

Seguem outras dicas para tornar a sua alimentação mais saudável:

 

Salada de quinoa com ervilha

1 copa de quinoa branca cozida na água com sal, ½ copo de ervilha escaldada, rúcula, coentro, cebola, azeite extravirgem e suco de um limão.

 

Suco verde com linhaça

1 copo de água, 1 colheres (sopa) de suco de limão, 2 folhas de couve, ½ maça e 1 colher (sopa) de linhaça.

 

Farofa de semente de abóbora

Sementes de abóbora, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 xícara de farinha de milho, cheiro verde e sal.

 

Sagu de chia

1 copo de suco de uva integral e 2 colheres (sopa) de chia. Deixe hidratando por três horas.


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura

Fonte: Alimentação saudável: a sua importância na qualidade de vida e na prevenção de doenças. Editora Elsevier.

Conteúdo aprovado pelo coordenador técnico-científico do Portal Unimed.

 

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